Nossa História

A antiga Fazenda do Riachão, de propriedade da família Teixeira de Toledo, veio a se desenvolver em meados de 1910, juntamente com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil. Dá-se então inicio as obras de construção da Estação e faz um traçado da planta de uma cidade, demarcando ruas e praças onde era mata fechada e dando inicio à construção da matriz e da 11º residência, coordenado pelo Engenheiro da Estrada de Ferro Central do Brasil PEDRO DUTRA. Em torno da ferrovia, surgem as primeiras habitações de alvenaria. Este agrupamento de construções recebe o nome de RESIDÊNCIA e ainda persiste o mesmo nome.

Inaugurada a Estação em 04 de Setembro de 1.914, o povoado recebe o nome de Buenópolis em homenagem ao Cel. JÚLIO BUENO BRANDÃO, então Governador do Estado.

Em 07 de Setembro de 1.923, através da Lei nº 843, cria-se o Distrito sediado no povoado de Buenópolis, tendo sido o seu território desmembrado de Joaquim Felício, Distrito pertencente à Diamantina. Em 19 de Maio de 1.927, instala-se o Distrito de Buenópolis. Ladeada pelas Serras do Cabral e de Minas o Distrito se desenvolve. A sociedade se organiza. Nasce a conferência Imaculada Conceição e Sociedade São Vicente de Paulo. Surge o ASILO.

Com Frei Henrique Ciulle chega a devoção à Nossa Senhora do Carmo, planta se aqui um convento Carmelita e a Igreja Matriz ” Nossa Senhora do Carmo”. A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, sediada em Curimataí transfere sua sede para este Distrito. Buenópolis permanece como Distrito de Diamantina até 1.938, quando eleva-se à categoria de Município em 17 de Dezembro de através da Lei nº 148. Em 1.953 o Município eleva-se à condição de Comarca. Atualmente, o Município de Buenópolis conta com um Distrito; CURIMATAÍ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *