SECRETÁRIO DE SAÚDE APRESENTOU NA CÂMARA MUNICIPAL RELATÓRIO DETALHADO DO 3º QUADRIMESTRE DA SUA GESTÃO

O secretário municipal de Saúde, Valdick Calixto, esteve na Câmara Municipal de Buenópolis, no dia 16/03/2018 em uma audiência pública para apresentar o relatório detalhado do 3º quadrimestre de 2017 da sua gestão. Na oportunidade ele prestou contas das ações realizadas em saúde, conforme determina o Artigo 36 da Lei 141/2012. Valdick Calixto destacou que o município de Buenópolis cumpriu o que determina a Emenda Constitucional Nº 29, que obriga o gasto mínimo de 15% de todo recurso financeiro que arrecada. Segundo dados apresentados pelo gestor, foram gastos 25,78% da arrecadação municipal em 2017 com saúde.

No Plenário da Câmara Municipal o secretário informou que foram adquiridos em 2017 um veículo caminhonete S10 para atender ao Programa Saúde da Família (PSF) da zona rural. Valdick Calixto disse que a extensão rural de Buenópolis é muito grande e que em muitas localidades, como a de Santa Rita, requer veículos traçados. Ele prestou contas da compra de um veículo Gol para melhorar o transporte intermunicipal.

A população presente também participou da audiência; o senhor Amado, da localidade Pé de Serra, agradeceu ao secretário e toda sua equipe pelo tratamento humano e exemplar recebido em momento difícil de sua vida, que foi acompanhado por todo o período e continua sendo assistido. O senhor Kim solicitou do secretário atenção especial no transporte de pacientes em tratamento psiquiátrico no ônibus coletivo, que seja avaliada a possibilidade do envio em veículo separado, bem como conceder vagas para acompanhantes de pacientes que fazem tratamento oftalmológico. O vereador Vander Viveiros parabenizou a equipe da saúde municipal pela grande mobilização quando da suspeita de Febre Amarela e disse que ficou mais tranquilo e sentiu amparado. O presidente da Câmara Vanderlei Severino parabenizou o secretário pela brilhante gestão e colocou a casa a disposição do mesmo. O vereador Adão Santana fez questão de parabenizar o secretário pelo brilhante relatório e disse que foi surpreendido positivamente pelo trabalho.

O secretário de Saúde Valdick Calixto fez um apanhado geral das ações promovidas em sua gestão no ano de 2017 e destacou a realização da Conferência Municipal de Saúde, Capacitação de profissionais de saúde, Dia mundial do coração, Dia mundial da saúde, Dia de saúde e alegria, outubro rosa, novembro azul com mutirão de exame PSA, Dia D de combate à dengue e falou dos investimentos por parte do município que adquiriu novos aparelhos para o laboratório de análises clínicas, os antigos ultrapassavam 20 anos de uso, além da aquisição de equipamentos de proteção individual e uniformes para os profissionais da saúde. Ele citou também a reforma da unidade de saúde Enfermeiras Pioneiras do Bairro Deraldo Alves.

“O município depende do apoio dos deputados e dos governos federal e estadual para continuar investindo em saúde. Em 2017 recebemos emendas parlamentares dos deputados Carlos Pimenta, que nos ofereceu R$ 50.000,00; Geraldo Pimenta indicou um veículo Fiat Doblo, o Senador Aécio Neves nos destinou R$ 100.000,00 e o deputado federal Fábio Ramalho R$ 126.000,00. Para o ano de 2018 já obtivemos dos Deputados Pastor Franklin e Fábio Ramalho a confirmação de aquisições de novas ambulâncias; Fábio Ramalho também se comprometeu em doar um gabinete odontológico para Buenópolis”, finalizou o secretário de Saúde Valdick Calixto sob intensos aplausos dos vereadores e público presente.