PREFEITO CÉLIO SANTANA ESTEVE NO ENCONTRO DE PREFEITOS COM MINISTRO DA INTEGRAÇÃO SOCIAL PARA REVINDICAR AÇÕES QUE BENEFICIEM BUENÓPOLIS

O prefeito de Buenópolis, Célio Santana, e mais 59 prefeitos estiveram nesta terça-feira, dia 05 de julho, em Montes Claros, no Auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, para receber o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. No encontro com os prefeitos, lideranças regionais e deputados, o Ministro assegurou ajuda da Defesa Civil Nacional ao Norte de Minas, que sofre com a maior seca de toda sua história, situação que provocou pedidos de decreto de Situação de Emergência em 107 municípios, incluindo Buenópolis, que espera confirmação do Governo Federal.

Nas pautas de reivindicações dos prefeitos foram discutidos a retomada das obras das barragens de Berizal e Jequitaí, além do inicio das obras da Barragem de Congonhas. Os prefeitos e deputados também solicitaram do ministro maior atenção para com o canal do rio Gorutuba, que corre risco de paralisar a irrigação e deixar mais de 10 mil pessoas sem emprego; liberação de R$ 5 milhões para limpar o canal do Projeto Jaíba, sob risco de prejudicar a irrigação de 35 mil hectares e abastecimento de água para a população da cidade de Jaíba.

Com a longa estiagem na região norte do Estado de Minas, outros fatores também afetam a população, como desemprego e questões sociais que afligem diretamente as famílias mais carentes; constata-se até a falta de alimentos, citado por vários deputados e prefeitos. Diante desse quadro, o Ministro Helder Barbalho disse que o secretário nacional de Defesa Civil, Coronel Renato Newton Ramlow está à disposição para definir as estratégias de atendimento aos municípios, seja com caminhões-pipas, caixas d’água/cisternas ou medidas estruturadoras.

Acompanhado do prefeito Nono Carvalho de Felixlândia e do deputado Federal Fábio Ramalho, atual Vice-Presidente da Câmara dos deputados, o prefeito Célio Santana reivindicou junto ao Ministro Helder Barbalho e junto ao secretário nacional de Defesa Civil ações que possam amenizar as necessidades das famílias mais carentes de Buenópolis. Prontamente o secretário garantiu que vai autorizar medidas sócio humanitária para atender o município.