Lapa Pintada

Project Description

Localização

Serra do Cabral – Região da Lapa Pintada – Fazenda de Jerônimo Teixeira (Buenópolis).

Acessos

Estrada das Piabas. Entrar à direita, 500 metros após o Córrego do Buriti, e percorrer a mesma distância até a Lapa. Estrada não pavimentada e de difícil acesso, intransitável na época das chuvas.

Distância:

14 km.

Caracterização

Conjunto de lapas com aproximadamente 400 m2, sendo a Lapa Pintada a mais imponente, com 25 metros de largura, 50 metros de comprimento e 12 metros de altura, estando apoiada por um bloco de rocha de dimensões menores. Coberta por musgos e liquens, permitindo tonalidades diferentes à rocha, nos tons branco, verde e laranja.

Vegetação típica de cerrado ao redor. Tipos: capim, vinhático, peroga, candeia, gonçalves, mandacaru (cactos), parreira da lapa. Pinturas rupestres (desenhos de mocó, onças, emas, tatus, capivaras e figura humana) e, em alguns pontos, com dificuldade de identificação de formas devido a resíduos de fumaça.

Sinais de poluição visual: pixações de desenhos e nomes.

Observacao

Na região entre o Córrego do Burití, do Cuba e do Capão Grande exitem ainda outras Lapas, que vêem marcar uma era, o percurso da história do homem, através de pinturas rupestres. Vale ressaltar que a região de Buenópolis é considerado um sítio arqueológico, destancando-se pela número de Lapas existentes e precisão das pinturas.

Project Details

Categories
Copyright © 2014 & Direitos reservados - Prefeitura Municipal de Buenopolis
Ultra Comunicação