Igreja Nossa Senhora da Conceição

Praça da Matriz, s/n Distrito de Curimataí- Buenópolis/ MG  CEP.: 39 230-000

Horários/ Datas

Horário de visitação: Sexta-feira às 19:00h, Sábado às 17:00h e Domingo às 19:00h.

Caracterização

A Igreja Nossa Senhora da Conceição data de meados do século XVIII, entre os anos de 1760 e 1770. Os habitantes mais velhos  da região creditam sua construção a um fazendeiro da região. A matriz de Curimataí foi construída  logo no início da formação do povoado, defronte ao Córrego do Mocó (Riachinho), e era sede da Paróquia de Nossa Senhora até quando o Exmo. E Revmo.  Sr. Dom Joaquim de Souza transferiu a sede da paróquia de Curimataí  para Buenópolis. Hoje o distrito é formado por aproximadamente 300 casas, Igrejas, escola e posto de saúde e conserva suas características do início de sua ocupação.

No que diz respeito à planta, a Igreja é extremamente simples e lógica com um partido em cruz, com duas sacristias ao fundo ao lado da capela-mor. O forro da capela-mor possui pintura com motivos religiosos representando a coroação de Nossa Senhora. A torre; construída tardiamente, reflete uma situação comum aos povoados do século XVIII.

Ao longo dos anos, a Igreja sofreu inúmeras intervenções que foram alterando seu aspecto original. A primeira delas foi em 1908, para colocação da torre central, construída em madeira. Outras reformas aconteceram, onde podemos destacar as realizadas em 1921, 1943,  1978 e 1986. Mais recentemente, o forro de madeira da nave foi substituído por uma laje de concreto em “gamela” na forma do forro de madeira retirado. O forro  da capela-mor foi desmontado  e remontado, o assoalho de madeira foi substituído por ardósia e o enchimento entre o baldame e o solo, que era de pedras, foi trocado por alvenaria e cimento.

A edificação marca, geograficamente e socialmente, a parte mais relevante do Distrito, detendo um conjunto harmônico e coerente com a sua forma primitiva, ainda que sua estrutura fora bastante alterada.

A Igreja foi tombada pela Lei Municipal n

° 1059 e Decreto 066/98.