Estação da Rede Ferroviária Federal

CARACTERIZAÇÃO

Em 1910, com a vinda da Estrada de Ferro Central do Brasil, o engenheiro da Central, Pedro Dutra, dá início às obras da construção da Estação, que teve sua inauguração em 04 de setembro de 1914 e foi batizada como Buenópolis, em homenagem ao atual Presidente do Estado, Coronel Júlio Breno Brandão.

Devido à RFFSA, a cidade chegou a ser “ponta dos trilhos”, vivendo seu apogeu econômico, chegando a ser considerada a única cidade de Santa Luzia à Montes Claros com luz hidráulica  e água de boa qualidade.

A história de Buenópolis está estreitamente ligada à da ferrovia. Até 1927, os trilhos iam só até a cidade. As boiadas que viam do norte de Minas e da Bahia passavam pelo meio das ruas, em direção ao curral de contagem e à estação de embarque, para serem transportadas para a Capital e o sul do país. Esse foi um período áureo para a localidade, até se desviar o fluxo de transporte e comércio, devido à ligação da ferrovia com Montes Claros.

Ainda hoje, percebe-se claramente a influência da ferrovia na orientação da expansão urbana, na disposição e na hierarquia das vias, assim como na localização dos equipamentos urbanos. Nas proximidades das Praças  Henrique Ciulli e Professor Herculino França concentram-se a Prefeitura de Buenópolis, a Igreja Matriz, o Fórum, os antigos escritórios da RFFSA, a estação ferroviária e outros equipamentos urbanos significativos. Atualmente a Ferrovia Centro Atlântica só transporta cargas e a estação encontra-se desativada.

Project Details