Curral da contagem de gado

Localização

Alto da encosta da Serra do Espinhaço, no caminho de ligação do Rio São Francisco  com o Arraial do Tejuco e, aproximadamente, a 5 Km do Distrito de Curimataí.

CARACTERIZAÇÃO

O Curral de Contagem é uma construção do século XVIII e parece ser a única do gênero em Minas Gerais. Possui um formato quadrado, com duas aberturas para cancelas.

Trata-se de uma edificação de pedras filetadas irregulares com junta seca dispensando, assim, o uso de argamassa e utilizando como acabamento a interpolação de pedras menores entre as maiores. O resultado são paredes bastante largas,  com 0,70 m de espessuras e altas com, aproximadamente, 2,00 m de altura.

Com o intuito de facilitar a visibilidade para a contagem do gado, ao lado das cancelas e em uma das laterais, existem degraus de pedra em balanço, para facilitar o acesso ao topo do muro.

Apesar de não existirem documentações que tratem especificamente do Curral da Contagem ou, como também ficou conhecido, Curral de Pedras, sabe-se que o mesmo foi utilizado como entidade alfandegária para que se fizesse a contagem do gado destinado ao abastecimento da região de Diamantina. Existe até mesmo uma hipótese de que a ocupação de Curimataí se deu pela existência desta atividade na região, o que ocasionou a aglomeração de casas na época da formação do povoado.

Ainda hoje, o Curral preserva suas características iniciais, apesar das cancelas de madeira terem sido queimadas e substituídas e alguns trechos arruinados, foi  reconstituídos e/ou restaurados pela Prefeitura Municipal de Buenópolis.

Project Details