Carnaval de Rua

Carnaval de Rua

Project Description

Localização

Em frente à Praça da Matriz

Horários/ Datas

Feriado Nacional de Carnaval.

CARACTERIZAÇÃO

A festa de carnaval em Buenópolis iniciou-se na década de 20, por volta de 1928, e os foliões desfilavam em blocos carnavalescos: o Bloco Crisântemo, que era composto pelos ferroviários e tinha um caráter mais popular; e os Cravos Vermelhos, composto pela elite da cidade. Estes faziam o desfile e terminavam a festa no cinema do município. O carnaval se estendia por três dias e terminava à meia noite da terça-feira.

No sábado, a festa prosseguia com o “Zé Pereira”, que era uma espécie de bloco do “sujo”, onde havia brincadeiras com água.

Atualmente, o Carnaval de Buenópolis ocorre em frente à Praça da Matriz, onde a rua é fechada e cria-se um espaço próprio para que o evento ocorra.

Durante esse período são montadas barraquinhas, para venderem bebidas e comidas aos foliões, e um palco, que é utilizado tanto para a apresentação de bandas musicais, quanto para a instalação de um som mecânico.

Existe um bloco caricato na cidade e uma banda – charanga – que desfilam pelas ruas de Buenópolis divertindo os participantes da festa.

Apesar das barraquinhas ficarem abertas ao público durante todo o dia, a concentração maior dos foliões nesse local é no período da noite. Durante o dia muitas pessoas aproveitam o Riachão da cidade para se divertirem e refrescarem do calor.

Project Details

Categories
Copyright © 2014 & Direitos reservados - Prefeitura Municipal de Buenopolis
Ultra Comunicação