Cachoeira do Rio Preto Brejinho

Serra de Minas – Fazenda do Cercado (Distrito de Curimataí)

Acessos

Origem

Igreja Nossa Senhora da Conceição, seguir a rua do mesmo nome, passar pela estrada principal, no sentido de Buenópolis, dobrar a esquerda (cemitério), seguindo a estrada da Fazenda do Cercado. Ao chegar à sede da fazenda, dobrar à esquerda, no sentido a Grota Seca. A partir desse ponto, não existe uma trilha definida. Seguir pelo cerrado, até o rio Preto. Estrada não pavimentada, de difícil acesso.

Distância

12 km.

Caracterização

70 m de largura, 5 m de altura e 3 m de profundidade. Pedras de diferentes tamanhos ao curso do rio, cercada de paredões com 40 metros de altura e grande volume de água escura, de cor ferruginosa, com temperatura média de 22°C.

Vegetação do entorno típica de cerrado, densa nas margens. Com diversidade tais como peroba, angerquim, monjolo, tinguizeiro, queabeiro da serra, mandacaru (cactos), coroa de frade.

Fauna

Sariema, paca, capivara, piaba. Sem sinais de poluição.

Project Details