Banda de Música Euterpe Santa Cecília

R. José Raimundo de Oliveira, 93 Buenópolis/ MG

CARACTERIZAÇÃO

A Banda de Música Euterpe Santa Cecília surgiu com o objetivo de abrilhantar as cerimônias cívicas e religiosas da comunidade. Foi fundada em 12/05/1931, quando dissolve-se a Banda Santa Cruz, passando os instrumentos e acervos para a Euterpe Santa Cecília.

Neste período, a cidade de Diamantina forneceu suporte necessário para a implantação da banda de Buenópolis.

A primeira banda foi criada por iniciativa do Sr. Pedro Miranda, Elieser Batista e outros, com a demanda da Banda Santa Cruz.

Os primeiros mestres da banda foram: José Raimundo de Oliveira, Geraldo Pereira de Miranda e Edmundo Gomes da Silva. Nesta época, a banda era composta por, aproximadamente, 13 componentes. Atualmente a banda é composta por 30 músicos, com idades que variam entre 12 e 64 anos. Todos os membros da Associação Musical são regidos pelo Estatuto Social, que nortea as ações da Banda.

No ano passado (1999) a Banda participou da comemoração do Centenário da Capital Mineira e o Prefeito Municipal, Antônio Carlos Maciel, conseguiu, junto ao Governo do Estado, 13 instrumentos musicais, repassados aos músicos.

Há 2 anos, a Prefeitura, juntamente com a direção da Banda Euterpe Santa Cecília, criou uma escolinha de música onde são proferidas aulas teóricas e  práticas de música por dois professores.

Atualmente, a escolinha possui 30 alunos recebendo aulas teóricas e práticas difundindo, assim, a cultura musical na comunidade.

Project Details