Cuidando da sua saúde mental durante a pandemia do COVID-19

1. Cuidando da sua saúde mental

Pandemias de doenças infecciosas como o COVID-19 (coronavírus), podem ser preocupantes. Isso pode afetar sua saúde mental. Mas há muitas coisas que você pode fazer para cuidar da sua saúde mental em momentos como esse.

Como isso pode afetar sua saúde mental

A pandemia do COVID-19 é um evento desafiador. Algumas pessoas podem achar mais preocupante do que outras. Especialistas médicos, científicos e de saúde pública estão trabalhando duro para conter o vírus. Tente se lembrar disso quando estiver preocupado.

Isso afetou todas as nossas vidas de algumas maneiras. Mas com o tempo, isso vai passar.

Você pode notar alguns dos seguintes:

  • aumento da ansiedade
  • sentindo estressado
  • encontrando-se excessivamente verificando os sintomas, em si mesmo ou em outros
  • tornando-se irritável mais facilmente
  • sentindo-se inseguro ou instável
  • temendo que dores e dores normais possam ser o vírus
  • tendo problemas para dormir
  • sentindo-se impotente ou falta de controle
  • tendo pensamentos irracionais

Como cuidar da sua saúde mental durante esse período

Manter uma perspectiva realista da situação com base em fatos é importante. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso.

Também temos guias sobre:

  • A saúde mental dos idosos durante a pandemia de COVID-19
  • A saúde mental dos jovens durante a pandemia de COVID-19

Mantenha-se informado, mas estabeleça limites para notícias e mídias sociais

O fluxo constante de informações sobre o COVID-19 pode ser esmagador. Também pode fazer você se sentir desnecessariamente preocupado. Se isso acontecer, encontre maneiras de moderar quais informações você escolhe receber e quando.

Por exemplo, você pode reservar um intervalo de tempo curto a cada dia ou dois, para ficar atento a atualizações importantes.

Também pode ser difícil separar os fatos da desinformação. Certifique-se sempre de obter suas informações de fontes confiáveis ​​e confiáveis.

Leia informações atualizadas e factuais sobre o COVID-19

Nas mídias sociais, as pessoas costumam falar sobre suas próprias preocupações ou crenças sobre o COVID-19. Isso pode aumentar sua própria preocupação e níveis de ansiedade. É importante escolher cuidadosamente com quem você se envolve nas mídias sociais e por quanto tempo.

Se você achar que a cobertura do COVID-19 é muito intensa para você, converse com alguém próximo ou obtenha apoio.

Mantenha suas rotinas saudáveis

Sua rotina pode ser afetada pelo surto de COVID-19 de diferentes maneiras. Mas durante tempos difíceis como este, é melhor se você puder manter alguma estrutura no seu dia.

É importante prestar atenção às suas necessidades e sentimentos, especialmente durante os períodos de estresse. Você ainda pode fazer algumas das coisas que gosta e achar relaxante.

Por exemplo, você pode tentar:

  • exercite-se regularmente , especialmente caminhar
  • manter rotinas regulares de sono
  • manter uma alimentação saudável e equilibrada
  • evitar o excesso de álcool
  • praticar técnicas de relaxamento , como exercícios de respiração
  • Leia um livro
  • procure aulas de ginástica ou ioga online, concertos, serviços religiosos ou visitas guiadas
  • melhorar seu humor fazendo algo criativo

Fique conectado com os outros

Em tempos de estresse, amigos e familiares podem ser uma boa fonte de apoio. É importante manter contato com eles e outras pessoas em sua vida.

Se você precisar restringir seus movimentos ou se auto-isolar, tente ficar conectado às pessoas de outras maneiras, por exemplo:

  • o email
  • mídia social
  • Chamada de Vídeo
  • telefonemas
  • mensagens de texto

Muitos aplicativos de videochamada que outrora serviam de marketing agora permitem que você faça videochamadas com várias pessoas ao mesmo tempo.

Lembre-se de que conversar com alguém pode ajudar a diminuir a preocupação ou a ansiedade. Você não precisa parecer forte ou tentar lidar com as coisas sozinho.

Tente antecipar a angústia e apoiar uns aos outros

É compreensível sentir-se vulnerável ou sobrecarregado lendo ou ouvindo notícias sobre a pandemia.

Reconheça esses sentimentos. Lembre-se e aos outros de cuidar de sua saúde física e mental.

Fumar, beber e comer para conforto

Se você fuma ou bebe, tente evitar fazer isso mais do que o habitual. Não vai ajudar a longo prazo.

Os hábitos alimentares muitas vezes podem estar ligados às suas emoções. Você pode recorrer à comida para conforto durante esta pandemia. A alimentação de conforto a longo prazo pode levar ao ganho de peso e afetar sua saúde. É importante ser capaz de reconhecer e separar suas emoções de sua alimentação.

Leia mais sobre como comer bem

Não faça suposições

Não julgue as pessoas nem faça suposições sobre quem é responsável pela propagação da doença. O COVID-19 pode afetar qualquer pessoa, independentemente de idade, sexo, nacionalidade ou etnia. Nós estamos todos juntos nisso.

Suporte online e por telefone

Os serviços presenciais podem estar limitados no momento por causa do COVID-19. Mas alguns serviços estão fornecendo serviços online e por telefone.

Encontre apoios e serviços de saúde mental que podem ajudar durante a pandemia de COVID-19

Se você estiver usando serviços de saúde mental para uma condição de saúde mental existente

Se as coisas ficarem difíceis, pode ser útil ter um plano para ajudá-lo a passar.

Coisas que você pode fazer:

  • ter uma lista de números de serviço de saúde mental e parentes ou amigos que você pode ligar se precisar de apoio
  • continuar a tomar qualquer medicação e continuar a preencher a sua prescrição com o apoio do seu médico de família ou psiquiatra
  • continuar com qualquer sessão de aconselhamento ou psicoterapia que você tenha
  • limite sua ingestão de notícias e use apenas fontes confiáveis ​​de informação
  • praticar técnicas de relaxamento e exercícios de respiração

Se sua condição piorar, entre em contato com sua equipe de saúde mental ou médico de família.

Se você tem deficiência intelectual

Se você tem deficiência intelectual, pode se sentir mais preocupado ou triste por causa do COVID-19. Você também pode estar preocupado com sua família ou pessoas próximas a você.

É importante cuidar de si mesmo. Tente manter uma rotina, tome banho todos os dias e coma alimentos saudáveis

Mantenha contato por telefone ou pessoalmente com pessoas em quem você confia, seguindo as diretrizes de distanciamento social .

Leia conselhos sobre como apoiar alguém com necessidades especiais durante a pandemia de COVID-19

Para obter mais conselhos sobre como cuidar de sua saúde mental, visite includeireland.ie

TOC e COVID-19

Se você tem TOC, pode desenvolver um medo intenso de:

  • pegando COVID-19
  • causando dano a outros
  • as coisas não estão em ordem

O medo de ser infectado pode significar que você fica obcecado com a higiene e limpeza das mãos. Você pode evitar certas situações, como usar o transporte público.

Lavando as mãos

A compulsão de lavar as mãos ou limpar pode ficar mais forte. Se você se recuperou desse tipo de compulsão no passado, ela pode retornar.

Siga os conselhos acima. Lave as mãos corretamente e com frequência , mas você não precisa fazer mais do que o recomendado.